9 Dicas de SEO Para Pequenas Empresas
1- Conteúdo
relevante
A primeira dica não é nem uma técnica, mas refere-se ao valor gerado pelo conteúdo de qualidade. Apesar de as tendências de SEO sempre mudarem, essa é uma que permanece relevante ao longo dos anos.
2-
Palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é uma acção basilar para qualquer estratégia de SEO. É o que orienta a produção de conteúdo a fim de atender às demandas já existentes do público, ao mapear os termos que estão sendo utilizados nos motores.
3-
Optimização de páginas
Outra dica é
a configuração On Page, que prepara o seu website para obedecer a
directrizes dos motores de busca. Nesse sentido, vale destacar algumas
estratégias:
- Configure bons títulos, que resumam bem a página, contenham as palavras-chave e captem a atenção
- Use bem as heading tags como uma forma de estruturar o conteúdo e responder a dúvidas das pessoas
- Use imagens
- Configure bem as URLs
4- Link
Building
Também podemos mencionar o Link Building, que cuida das conexões entre páginas. É fundamental estabelecer um trabalho coordenado para linkar páginas que estejam relacionadas com as outras, a partir de termos relevantes.
5- SEO local
Uma das mudanças no mundo do SEO provocadas pela pandemia da COVID-19 foi justamente a maior ênfase no SEO local. Isso porque o consumo local se tornou mais importante, visto que as pessoas tendem a permanecer mais tempo em casa e a evitar se deslocar.
6-
Experiência do usuário (UX)
Estamos na era da experiência, e isso, obviamente, não fica de fora da optimização para motores de busca. Pensar na UX é essencial a fim de optimizar os websites, pois o Google valoriza bastante quem pensa no cliente e aprimora suas páginas para melhor atender a eles.
7- Segurança
Uma dica específica relacionada a isso é a configuração de certificados SSL para o seu website — algo que vai tornar o domínio mais seguro, com criptografia para recebimento de informações, e vai colocar um ícone de segurança ao lado da URL. O Google actualmente valoriza e ajuda websites com SSL.
8- Intenção
de busca
Nossa penúltima recomendação é prestar mais atenção a intenção de busca e planear os conteúdos de acordo com a mesma. Existem três principais intenções para uma consulta na internet: transacional, navegacional e informacional.
9-
Actualização de conteúdo
Por fim,
precisamos falar sobre a longevidade do seu conteúdo. O Google analisa bastante
se os seus posts estão actualizados antes de decidir qual é a posição
deles na SERP (Search Engine Result Pages). Assim, uma boa prática é
sempre actualizar as publicações e adicionar informações recentes, relevantes
para o momento actual, de modo que os posts continuem sempre valiosos
para o cliente.